Afeções das Gengivas

Gengivite e Periodontite

A alteração do equilíbrio dos microrganismos que existem na boca e a acumulação do biofilme oral (placa dentária) podem originar a inflamação e o sangramento das gengivas, dando lugar a afeções das gengivas que se desenvolvem tanto sobre os dentes (gengivite e periodontite) como sobre implantes dentários (mucosite peri-implantar e peri-implantite).

A gengivite é uma reação inflamatória da gengiva de caráter reversível. É facilmente visível na observação e ocorre como resposta à acumulação de biofilme oral. É a forma mais frequente das afeções do periodonto (tecido de suporte do dente), podendo ocorrer em qualquer idade em indivíduos dentados. Se a gengivite não for tratada, poderá agravar e evoluir para periodontite.

Tal como acontece com os dentes naturais, em dentes que foram substituídos por implantes dentários a mucosa em torno do local do implante também pode ser afetada pelo biofilme oral. De facto, estes tecidos, designados tecidos peri-implantares, apresentam uma menor capacidade de resposta contra a agressão do biofilme oral em comparação com os tecidos periodontais.

Afeções Periodontais e peri-implantares

As afeções das gengivas ocorrem pela acumulação de biofilme oral, que é o principal agente etiológico destas afeções periodontais (gengivite e periodontite) e peri-implantares (mucosite peri-implantar e peri-implantite).

A informação desta página foi traduzida do site da Dentaid Espanha (www.dentaid.es) em 02/02/2023.