Saúde Oral Diária
Cuidado geral
A higiene é uma das principais formas de preservar a nossa saúde. No âmbito da higiene diária não devemos esquecer o cuidado com a nossa boca durante todas as fases da vida (desde que aparecem os primeiros dentes), pois a sua ausência poderá originar diversas doenças. Por isso é muito importante manter durante toda a vida os hábitos de higiene oral adquiridos, juntamente com as revisões periódicas por parte do médico dentista.

O objetivo de uma boa higiene oral é prevenir e remover a acumulação de biofilme oral para prevenir os seus efeitos nocivos sobre os dentes e as gengivas. As principais regras a seguir são:
- Lavar os dentes diariamente, no mínimo duas vezes por dia e durante, pelo menos, dois minutos.
- Escolher uma escova adequada, com uma cabeça de tamanho não muito grande e cujos filamentos tenham uma dureza média ou suave.
- Utilizar fitas ou fios dentários ou, se os espaços forem largos, escovilhões interproximais para limpar entre os dentes (espaços interproximais).
- Substituir a escova de dentes aproximadamente de três em três meses.
- Utilizar reveladores de placa dentária. Estes tornam o biofilme oral mais visível e, portanto, facilitam a escovagem.
- A língua deve ser limpa com um movimento de trás para a frente, para remover resíduos alimentares, células descamadas, mucosidades, microrganismos, etc.
- Utilizar irrigadores orais para remover microrganismos depositados nos dentes, nas gengivas e nas zonas de mais difícil acesso.
- Bochechar com um colutório (de uso diário ou específico dependendo das necessidades) para reduzir eficazmente o biofilme oral e proporcionar a máxima frescura.
- Controlar o consumo de alimentos açucarados. O ideal é evitar comer esse tipo de alimentos, mas, se forem consumidos, é importante lavar os dentes posteriormente.
- Consultar regularmente o médico dentista para fazer a revisão da boca, pelo menos 1-2 vezes por ano, e uma limpeza profissional.

A cavidade oral apresenta um ecossistema altamente diversificado, podendo conter até 1000 espécies microbianas diferentes que colonizam os diversos habitats.
Alguns destes microrganismos que se encontram no biofilme oral são potencialmente patogénicos e responsáveis pelas principais afeções associadas:
- Cáries;
- Gengivite e periodontite;
- Halitose.

Existem várias técnicas de escovagem, umas mais adequadas do que as outras dependendo da pessoa. Deve ser simplesmente utilizada a que permite a remoção do biofilme oral de uma forma confortável, num tempo adequado e sem causar qualquer tipo de lesão nos tecidos.
A técnica que apresentamos é a Técnica de Bass, pois permite eliminar o biofilme que se encontra na margem gengival e que pode originar o aparecimento de afeções das gengivas. Esta técnica consiste em:
- Inclinar a escova num ângulo de 45 graus entre o dente e a gengiva, fazer pequenos movimentos circulares na margem gengival e, posteriormente, escovar em direção contrária à gengiva.
A informação desta página foi traduzida do site da Dentaid Espanha (www.dentaid.es) em 02/02/2023.