Limpeza Interproximal
A importância da limpeza dos espaços interproximais
A área interproximal ou interdentária é o espaço existente entre os dentes e que está ocupada pela gengiva. As condições proporcionadas pelos espaços interproximais facilitam o aparecimento e a acumulação do biofilme oral (placa dentária), pois são zonas de difícil acesso, mesmo quando os dentes se encontram bem posicionados.
Durante a limpeza interproximal, o sangramento gengival pode ser indicativo da existência de inflamação. Isto não revela que é necessário evitar a limpeza interproximal, bem pelo contrário, indica que a inflamação deve ser tratada.
É importante realçar que a eficácia dos métodos mais modernos de limpeza interproximal é mais condicionada pela capacidade ou pelo compromisso de cada pessoa do que pelo próprio método. Nem todos os meios de limpeza interproximal são adequados para todas as pessoas ou todos os tipos de dentes.
Fitas e fios dentários:
Indicados para a eliminação do biofilme oral acumulado em espaços interproximais estreitos ou fechados.
Escovilhões interproximais:
Indicados na limpeza interproximal de espaços interproximais largos ou abertos, assim como na limpeza de pré-molares e molares, ou nos casos em que a papila tenha retrocedido e se apresente uma área sem gengiva maior e mais acessível.
Irrigadores orais:
Consiste na aplicação direta de um jato pulsátil de água ou de outra solução, que ajuda a eliminar os microrganismos depositados na superfície dos dentes, no sulco gengival, nos espaços interproximais e nas zonas de mais difícil acesso.
É muito importante assegurar a remoção do biofilme oral depositado nos espaços interproximais para prevenir possíveis afeções, tais como:
- Cáries
- Gengivite
- Periodontite
- Halitose
A informação desta página foi traduzida do site da Dentaid Espanha (www.dentaid.es) em 02/02/2023.