Sensibilidade Dentária
Dentes sensíveis
A Hipersensibilidade Dentinária (HD), ou Sensibilidade Dentária, é definida como uma dor dentária intensa e transitória causada pela exposição da dentina, parte interna do dente, ao meio oral e que surge após o contacto com um estímulo externo: alimentos ou bebidas frios, quentes, ácidos, doces; pressão tátil, etc.
A sensibilidade dentária ocorre quando a dentina, que se encontra protegida pela gengiva, pelo cemento radicular e pelo esmalte dentário, perde a sua proteção natural e fica exposta.
A dentina contém milhares de tubos microscópicos, chamados túbulos dentinários, que ligam a parte exterior do dente às terminações nervosas. Quando o dente perde a sua proteção devido à retração da gengiva e/ou ao desgaste do esmalte dentário, esses túbulos ficam expostos, permitindo que os estímulos externos alcancem as terminações nervosas e provoquem a sensação de dor.
Há inúmeras situações que podem causar a exposição dos túbulos dentinários e originar Sensibilidade Dentária. Costumam estar relacionadas com o estilo de vida do indivíduo e com as suas rotinas diárias de higiene oral:
- Uma escovagem dentária incorreta em termos de força e/ou frequência e uma pasta dentífrica muito abrasiva podem provocar a abrasão do esmalte e/ou cemento, expondo a dentina.
- Os alimentos e as bebidas ácidas (sumos de citrinos, refrigerantes carbonatados, etc.) provocam descalcificação ou erosão dentária, sobretudo ao nível do colo do dente.
- A força excessiva na mastigação (trauma oclusal, bruxismo) ou os maus hábitos do indivíduo podem provocar desgaste (atrito e/ou abfração) e exposição da dentina.
- A intervenção periodontal, sobretudo a cirurgia, pode eliminar parte da gengiva originando uma recessão gengival.
- Algumas patologias gerais ou determinadas situações que provocam um meio oral ácido, como é o caso das patologias do estômago (úlcera, hérnia do hiato, etc.), psicológicas (bulimia, anorexia nervosa) ou profissionais (provadores de vinhos, padeiros, etc.).
- Também pode surgir como consequência de casos de recessão gengival causada por intervenções odontológicas, como uma limpeza profissional, um procedimento odontológico básico ou uma ortodontia.
A dor decorrente da sensibilidade dentária é facilmente identificável, pois manifesta-se sempre perante estímulos diversos, mas claramente identificáveis:
- Alimentos ou bebidas muito frios ou muito quentes;
- Consumo de substâncias doces ou ácidas;
- Escovagem de dentes;
- Respiração de ar frio;
- Pressão tátil.
Se a dor que se manifesta não estiver relacionada com um determinado estímulo e/ou persiste após a cessação deste ou não está bem localizada, provavelmente a sua causa não será a sensibilidade dentária, podendo dever-se à existência de afeções subjacentes como, por exemplo, a cárie dentária.
Soluções
Para um controlo correto da sensibilidade dentária é muito importante estabelecer medidas preventivas associadas a uma intervenção adequada (na clínica dentária e/ou no domicílio).
- Recomendar hábitos alimentares: evitar o consumo de bebidas e alimentos ácidos
- Correção de maus hábitos: evitar a utilização de palitos de madeira, o bruxismo, etc.
- Instruções para uma higiene oral correta: técnica de escovagem adequada e uso de uma pasta dentífrica pouco abrasiva.
- Uso de agentes dessensibilizantes para cuidar dos dentes sensíveis.
Se a sensibilidade dentária for corrigida diariamente com produtos adequados, é evitada a sensação dolorosa que provoca e é possível recuperar a normalidade nos dentes e nas gengivas.
A informação desta página foi traduzida do site da Dentaid Espanha (www.dentaid.es) em 02/02/2023.